
Cerâmica + Porcelanas de Museu
VISITE
Aberta de terça a sexta-feira das 16 às 20 horas
Desde muito cedo a produção cerâmica deu importância fundamental à estética, já que seu produto, na maioria das vezes, destinava-se ao comércio e mais recentemente à decoração. Talvez por esta razão a maioria das culturas, desde seus albores, acabou por desenvolver estilos próprios que com o passar do tempo consolidavam tendências e evoluíam no aprimoramento artístico, a ponto de se poder situar o estado cultural de uma civilização através do estudo dos artefatos cerâmicos que produzia. Afora a cerâmica para a construção, a cerâmica meramente industrial só ocorreu na Antiguidade em grandes centros comerciais, iniciando vigorosa etapa com a Revolução industrial. Com a utilização da porcelana, a cerâmica alcançou níveis elevados de sofisticação. Um exemplo notório da cerâmica artística em Portugal são os acervos dos Museus de Cerâmica das Caldas da Rainha e de Sacavém.
As coleções apresentadas no nosso acervo galeristico são constituídas por uma síntese representativa de pratos, chávenas, placas e miniaturas de museu (leiteiras, terrinas, etc).
Contactos
Durante a pandemia para marcações de visitas guiadas e informações devem ser utilizados os nossos canais de atendimento não presencial: Tel 917766093, das 16 às 18 horas